Projeto
Folclore Brasileiro: Plantas medicinais e outras manifestações
1 –
ESPECIFICAÇÃO:
Unidade:
Creche
Dona Palmira e Morello Mencarini
Público
alvo: Maternal II - A
Período: 14/08/2017
a 08/09/2017
Coordenadora:
Ceila
Reis
Execução: Zilda
Rosa de Souza
2 –
JUSTIFICATIVA:
Tendo em
vista que cultura de um povo deve manter-se viva com divulgação dos
conhecimentos faz-se necessário a realização de trabalhos voltados com esta
temática desde os primeiros anos da criança nas unidades de ensino. As
manifestações folclóricas são amplas e devem ser trabalhadas durante todo ano,
no entanto as atividades terão ênfase nas plantas medicinais, permeadas por
algumas lendas, parlendas, brincadeiras, danças e músicas.
3 –
OBJETIVO GERAL:
Conhecer a biodiversidade de algumas plantas
medicinais permeando por outras manifestações características do Folclore Brasileiro.
4 – OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Resgatar e valorizar o plantio, o cultivo das ervas medicinais, assim como remédios caseiros, incentivando a medicina popular.
- Conhecer algumas plantas medicinais mais utilizadas no cotidiano do público alvo.
- Valorizar o folclore brasileiro;
- Resgatar brincadeiras e músicas folclóricas;
- Desenvolver a criatividade, imaginação e raciocínio;
- Conhecer algumas lendas folclóricas (saci, iara, curupira, boitatá, boi bumba etc).
- Ampliar a linguagem oral, visual e a expressão corporal por meio de contos infantis, cantigas de roda e brincadeiras folclóricas.
5
– DESENVOLVIMENTO:
I:
Roda
de conversa para verificar o que as crianças sabem sobre o tema Folclore.
II: Atividade com a lenda do Saci Pererê e
Cuca:
- Ouvir a lenda do Saci Pererê e dançar a música.
- Realizar a brincadeira denominada “Cuidado com a Cuca”. Outra atividade é a realização de circuito (psicomotricidade) pulando com uma perna só entre outras.
- Assistir ao episódio focado no Saci Pererê do Sítio do Picapau Amarelo.
III:
Trabalhar a planta medicinal “Alecrim”.
- Levar para a sala galhos da planta para manuseio e estimular o olfato.
- Levantar questionamentos sobre a planta. Listar as vantagens do uso.
- Ouvir e cantar a música “Alecrim, alecrim”.
- Expor em vaso (garrafa Pet) e em saquinho alguns galhos das plantas.
IV:
Abertura de um parêntese:
Como foi discutido o
plantio e cultivo de algumas ervas levantou-se a problemática do que a planta
precisa para sobreviver e algumas crianças disseram que chuva e água. Desta
forma, a música “Chuvinha” foi trabalhada.
- Ouvir a música e executá-la por meio de gestos.
- Distribuir a letra da música para pintar nuvens mais escuras (já foi visto no início do ano com se forma as chuvas).
- Misturar junto às crianças tintas preta e branca para resultar no cinza.
- Oferecer pincel para pintar as nuvens.
- Distribuir pequenas gotas de água para colagem.
- Vídeo com as crianças cantando a música.
V:
Cuidado com a terra:
- Levar a turma para verificar como está a terra do canteiro.
- O educador deve mexer a terra com enxada e em seguida pedir às crianças que mexam na terra deixando-a fofinha. (A terra já foi suprida com casca de ovos e legumes, pó de café, mas posteriormente será colocado um pouco de adubo industrial e calcário).
VI:
Atividade com a planta Hortelã:
- Na roda de conversa apresentar um maço de hortelãs e levantar questionamentos sobre a planta.
- Distribuir uma folha para cada criança perceber sua cor, textura e cheiro.
- Explanar em breves palavras as indicações terapêuticas da planta focando no benefício que tem para eliminar as verminoses. Explicar a importância da limpeza das mãos, frutas, verduras e legumes.
- Após análise concreta oferecer giz de cera para desenhar a folha ou folhas.
- Oferecer um pequeno galho de hortelã para colagem junto à receita para verminoses.
- Levar para sala uma caneca com água quente e uma vasilha com os galhos lavados para fazer chá. Cada criança, cuidadosamente e sob orientação da professora e da ADI, deverá colocar um galho na água quente. Acrescentar algumas colheres de açúcar (Matemática) e deixar em infusão. Levantar a pergunta: como ficará a água quando formos tomar o chá?
- Após o almoço oferecer uma pequena quantidade de chá para cada criança.
VII:
Atividade com a planta Melissa ou Erva Cidreira Verdadeira:
- Apresentar o vaso da planta Melissa.
- Oferecer algumas folhas para manuseio e sentir o aroma.
- Levantar questionamentos sobre o que observaram e sentiram? Nome da criança que tem o mesmo nome? Cor? Formato? Entre outros.
- Assistir ao vídeo do Youtube sobre as características e indicações terapêuticas.
- Registrar com giz de cera ou canetinha a planta junto às indicações.
- Tirar foto com a planta para colagem na mesma folha das indicações.
VIII:
Atividade com a planta Erva Doce:
- Roda de conversa e rever as plantas já trabalhadas expostas na sala.
- Levar a turma para conhecer a planta “Erva doce” plantada no quintal da unidade.
- Explorar a planta no habitat onde nasceu.
- Trabalhar o poema “Que delícia de chá”.
Que
delícia de chá!
Num dia frio eu tomo quentinho,
Se está calor, geladinho é bem melhor.
De hortelã, de camomila
Ou de qualquer outro sabor.
O de camomila amarelo fica.
Fica verdinho o de hortelã.
E de que cor será que é um chá
De erva doce e de maçã?
IX:
Atividade com a planta Manjericão:
- Roda de conversa sobre a planta que foi mais interessante, qual apresentou melhor aroma entre outros questionamentos.
- Apresentar galhos de manjericão para apreciar suas características.
- Discutir sobre suas utilidades na saúde e culinária.
- Colar pequeno galho em papel sulfite previamente preparado com as indicações.
X:
Atividade com a planta Guaco:
- Roda de conversa sobre plantas medicinais.
- Disponibilizar uma reportagem (2min51seg) pela Rede Record sobre os benefícios do chá de Guaco.
- Discutir sobre o que as crianças entenderam da reportagem.
- Apresentar o ramo da planta para manuseio e conhecimento.
- Colar folhas e disponibilizar outras em saquinho etiquetado para exposição.
XII:
Palestra:
ü As
palestras acontecerão em dois dias com abordagens diferentes. As palestrantes
serão convidadas por meio de ofício da unidade.
- A primeira será uma roda de conversa com a Srª Natalina Sebastiana de Andrade, que é avó de duas crianças da unidade. Levará algumas plantas e discorrer sobre cada uma. (Já confirmada para o dia 30/08/2017).
- A segunda será com a bióloga Márcia Helena Quinteiro Leda que também fará uma abordagem explicando os benefícios das ervas medicinais. (A confirmar).
XII:
Atividade de plantio das plantas medicinais trabalhadas em sala e outras que
eventualmente possa ser doada pelas famílias ou funcionários da unidade:
- Rever com as crianças as mudas e nomes das plantas que serão plantadas em canteiro previamente cuidado pela turma e professora.
6 – ESTRATÉGIAS:
Atividades psicomotoras e visomotoras, roda
de conversa, colagem, desenho, atividade audiovisual (vídeo Youtube e
reportagem), brincadeiras, música, dança, recital, cuidado com a terra, plantio
de mudas, palestras, apresentação de músicas.
8 –
RECURSOS:
Caixa de som, pen drive, cd, DVD, TV,
sulfite, giz de cera, canetinha, cola, mudas e folhas de plantas medicinais
diversas, terra, vasos, água quente e fria, açúcar, colher, canecas, vasilhas
diversas, enxada, cascas de ovos, pó de café, adubo.
9 –
CULMINÂNCIA:
ü Apresentação
das músicas “Cai chuvinha” e “Alecrim” para toda unidade.
10 –
AVALIAÇÃO:
A avaliação diária ocorrendo
a cada etapa da realização das atividades sem caráter quantitativo, pois as
observações estarão centradas do desenvolvimento integral de cada criança.
OBSERVAÇÃO: O projeto
pode sofrer alteração no decorrer de seu desenvolvimento.
11 –
REFERÊNCIAS:
DIANA, D. Folclore brasileiro. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/folclore-brasileiro/
Acesso: 15/08/2017
Sítio do Picapau amarelo.
Direção Rodolfo Nanini e Nelson Pereira dos Santos, 1974. Formato DVD. Idioma:
Português, Espanhol e Inglês.
Meu
pé de Erva Cidreira (Melissa). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=m6wWmO_qjVM
Acesso: 27/08/2017
SEBRAE – Serviço Brasileiro de apoio às Micro
e Pequenas Empresas. Jovens e
empreendedores: O mundo das ervas aromáticas. Brasília: 2012 (Livro do
aluno, 1º ano).
Chá de guaco ajuda a tratar
a tosse (22 de março de 2016) RICTV Record Itajaí. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=SxuO4Yw7sik
Acesso: 20/08/2017
Anexo I:
Folclore Brasileiro
O Folclore Brasileiro é o conjunto de
expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional.
São exemplos mitos, lendas,
brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são
transmitidos de geração para geração.
O folclore brasileiro é bem
diversificado e conta com atributos das culturas portuguesa, africana e
indígena.
Apesar dessa riqueza, o folclore só
começa a figurar nas narrativas oficiais a partir do século XIX.
Com Mário de Andrade e a criação do
Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), o folclore ganha
um aspecto mais acadêmico.
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