Projeto:
Mamãe, você é especial!
1 – IDENTIFICAÇÃO:
Tema: Dia
das mães
Público:
Maternal II – A
Duração: 02
a 12 de maio de 2017
Realização:
Zilda Rosa de Souza
2 – JUSTIFICATIVA:
A
família é um grande projeto de trabalho que precisa ser valorizado. É nela que
temos a base para enfrentar os acontecimentos da vida. É na família que
buscamos fortalecer os ideais e aprendemos a amar, respeitar e conviver na
sociedade. Desta forma, uma figura tida como pilar é a Mãe. Assim, a
importância de uma homenagem para esta pessoa nobre que edifica e unifica a família, porém ressaltando a importância
dos outros membros da família.
3
– OBJETIVO GERAL:
Valorizar
a figura materna ou da pessoa que exerce este papel dentro do núcleo familiar.
4
– OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Reconhecer
a importância da figura mãe no desenvolvimento do caráter humano;
ü Desenvolver
a linguagem oral;
ü Ampliar
as relações sociais;
ü Conhecer
e identificar diversas profissões realizadas pelas mães;
ü Desenvolver
a atenção e a criatividade;
ü Desenvolver
a leitura por meio da visualização de figuras, letras de músicas e poesias;
ü Ampliar
o desenvolvimento pictórico;
ü Realizar
colagem;
ü Memorizar
trechos de músicas e poesias.
5
– DESENVOLVIMENTO:
02
de maio, terça-feira:
- Conversar, na rodinha, sobre a mãe de cada criança, nome e suas características.
- Listar em papel Kraft o nome e profissão.
- Trabalhar a história “A melhor família do mundo” que relaciona as diferentes profissões com as famílias, além da importância familiar. Em seguida, oferecer giz de cera para a realização de um desenho para a mãe no papel Kraft, onde há a lista.
- Ouvir a música para apresentação.
03
de maio, quarta-feira:
- Ensaio da música Mamãe, minha mãezinha e iniciar a coreografia.
- Trabalhar a poesia Mamãezinha de Henriqueta Lisboa.
- Ilustrar com giz de cera ou canetinha.
04
e 05 de maio, quinta e sexta-feira:
- Ensaio com iniciais coreográficas para apresentação.
- Trabalhar a história “Um presente para a mamãe”. A história consiste em uma conversa entre as flores Margarida, Rosa, a violeta, Cravo e o Girassol onde representam o amor, a segurança, o calor humano, a importância dos pequenos detalhes e a presença da figura paterna representada pela mãe.
- Realizar uma das flores no sulfite com tinta guache. (No primeiro momento penso em fazer a Violeta, onde deverá ser feito carimbo com as mãos e nas pontas dos dedos uma pequena florzinha) Na sequência, oferecer um pequeno vaso, previamente recortado para colagem. Também poderá confeccionar todas as flores da história e fazer um ramalhete.
08
de maio, segunda-feira:
- Roda de conversa.
- Momento flash onde será tirado as fotos das crianças para a confecção do cartão.
09
de maio, terça-feira:
- Ensaio coreografado.
- Dar início à confecção do cartão que de um lado estará a foto da criança mandando um beijo para a mãe. (Aqui estará jogando um coração) Do outro lado do cartão estarão os corações colados.
- Distribuir pequenos corações de tecido, previamente recortados, para colagem.
10
de maio, quarta-feira:
- Ensaio com todas as turmas no refeitório.
- Roda de conversa sobre a mãe, ou a pessoa que a representa, ressaltando o quanto ilumina nossa vida.
- Distribuir uma folha sulfite com os dizeres “Mamãe, você é a estrela que brilha na minha vida”.
- Distribuir estrelinhas, previamente recortadas, para colagem.
11
de maio, quinta-feira:
- Ensaio com todas as turmas.
- Ajustes finais para apresentação e término de alguma atividade com as crianças faltosas durante a semana.
12
de maio, sexta-feira:
- Apresentação da música, entrega de presentes, cartão e outras atividades realizadas para as mães.
- Café especial com mães e filhos.
6
– ESTRATÉGIAS:
Roda de conversa, contação
de história, entrevista com a criança, ensaio de música, recital de poesia,
confecção de cartaz e cartão, atividades visomotoras, momento flash (tirar
foto), apresentação da música ensaiada, colagem.
7
– RECURSOS:
Livro de história, cd, DVD,
pen drive, caixa de som, papeis diversos, giz de cera, canetinha, sulfite,
cola, tesoura, pinceis, tintas, corações de tecido previamente recortados,
cortador de estrelas.
8
– AVALIAÇÃO:
Avaliação
será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
9
– CULMINÂNCIA:
Apresentação da música
Mamãe, minha mãezinha e em seguida a participação coletiva das mães para um
café especial.
10
– REFERÊNCIAS:
LÓPEZ, Susana. A melhor família do mundo. Curitiba:
SEFE, 2010.
LISBOA, H.; PAES. J. P.;
QUINTANA, M. e MORAES, V. Palavra de
Poeta. São Paulo: Ática, 2001.
12 - ANEXO
I:
HISTÓRIA: UM PRESENTE PARA MAMÃE
Alice queria escolher um presente para sua mamãe.
Resolveu ir à loja de flores procurar uma flor bem bonita para ela.
As flores tinham tantas cores diferentes que Alice
nem sabia qual escolher...
Uma das flores disse assim para Alice:
Uma das flores disse assim para Alice:
_ Eu sou uma
bela flor, sou a rosa e represento o amor. Pense um pouco e logo você se
lembrará de muitos gestos de amor que sua mãe faz por você. Assim, eu sou a
flor mais bela que você pode dar a ela.
Alice concordou: _ A mamãe é muito amorosa.
Todas as noites ela ora comigo antes de dormir e beija bastante as minhas
bochechas.
Outra flor disse para Alice:
_ Olha para mim! Eu sou a flor margarida e
represento a segurança. Lembre-se quantas vezes você teve medo e sua mãe ficou
ao seu lado.
_ É mesmo! A primeira vez
em que vi o mar fiquei muito assustada, mas a mamãe segurou minha mão e ficou
ao meu lado. Ela brincou muito comigo nas ondas... Hoje não tenho mais medo
Outra flor disse assim:
_ Ei, e eu? Eu sou o girassol e
represento o sol, o calor. Tenho certeza de que sua mãe vai gostar de me
receber, pois ela deve ser uma pessoa muito envolvente e carinhosa.
_ Sim, mamãe é mesmo muito carinhosa! Ela vive dizendo que eu sou a maior riqueza da sua vida. Ela gosta muito de me abraçar.
_ Sim, mamãe é mesmo muito carinhosa! Ela vive dizendo que eu sou a maior riqueza da sua vida. Ela gosta muito de me abraçar.
E mais uma flor:
_ Ei, eu também estou
aqui! Sou uma violeta, muito pequenininha, mas é de pequenas coisas que a vida
é feita. Sua mãe deve pensar em muitos detalhes que fazem a sua vida bem
diferente...
_ É verdade! A mamãe pensa em tudo mesmo. Ela me
leva para a Escola Dominical, lê a Bíblia comigo, prepara um leitinho quente na
hora de dormir, conversa comigo quando eu estou chateada... E você quem
é?
_ Eu sou um cravo. E
também posso ser um excelente presente.
_ Um cravo? Como assim?
_ Sim! Você sabia que tem
muito pai que é mãe? As vezes a criança não tem mãe, mas tem pais, avós, tios,
que cuidam dela com muito carinho, com amor de mãe. E, além disso, as mulheres
também gostam dos cravos.
_ Cravo, você tem razão e depois de
ouvir as qualidades das flores cheguei à conclusão de que todas são
importantes, pois representam o que a mamãe é pra mim. Farei um ramalhete
diferente com todas as flores! A mãe é uma pessoa muito especial em nossas
vidas, ela nos protege, nos dá carinho, e atenção, nos ensina o caminho para
uma vida feliz com Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário