domingo, 16 de outubro de 2016

Mini projeto Contação de histórias



MINI PROJETO
1 – IDENTIFICAÇÃO:
Tema: Contação de histórias
Público: Maternal II – A
Duração: 17/10 a 04/11/2016
Realização: Zilda Rosa de Souza
2 – JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista que a partir do momento em que a criança tem acesso à literatura infantil e inicia a busca por novos textos literários, faz-se necessário desenvolver trabalhos que venham atender e oportunizar meios para a concretização dos desenvolvimentos inerentes ao ser humano.
Segundo Raimunda Alves Melo (2015) “a contação de história é bastante significativa, porque proporciona um momento mágico de valor educativo sem igual na correlação dos eixos da leitura, escrita e oralidade”.
Outro fator levado em consideração no desenvolvimento deste projeto é misturar livros e brincadeiras no sentido de significar e ressignificar as histórias com momentos prazerosos para as crianças.
Ainda, o trabalho com a contação de história levará a criança a desenvolver o imaginário e despertar para as emoções como rir, sentir medo, raiva, alegria, entre outras.
Com todas estas atenuantes favoráveis, o projeto tende a ter resultados positivos para o desenvolvimento individual e coletivo da turma do Maternal II - A.
3 – OBJETIVO GERAL:
Incentivar o gosto para a leitura para crianças desde tenra idade.
4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Despertar o gosto pela leitura;
·         Formar leitores autônomos e críticos;
·         Recontar histórias;
·         Ilustrar as histórias com desenhos próprios da idade;
·         Despertar para diferentes emoções;
·         Desenvolver habilidades corporais;
·         Facilitar o convívio social;
·         Aprimorar a habilidade para a oralidade, escrita e letramento.
5 – DESENVOLVIMENTO:
Atividades:
1.    Roda de conversa sobre as histórias conhecidas das crianças.
2.    Fazer uma lista das histórias citadas e registrar em papel Kraft. Expor na sala.
3.    Cada criança deverá registrar a história que mais gosta com giz de cera, canetinha ou lápis de cor.
4.    Contação da história: “Balão da felicidade”.
5.    Oferecer bexigas para brincadeiras no pátio ou no refeitório associando a história com atividade para o desenvolvimento da psicomotricidade.
6.    Realizar a pintura de balões/bexigas com tinta guache e colar barbante.
7.    Contação da história “A banda da floresta”.
8.    Registrar a história com giz de cera, canetinha ou lápis de cor.
9.    Oportunizar em sala, um momento com a Bandinha da unidade. Cantar músicas de conhecimento das crianças utilizando os instrumentos.
10. Contação da história “O jardim de cada um”. Abordar a questão do amor, alegria, esperança, carinho e ternura.
11. Plantar mudinhas de amor. Oferecer às crianças pequenos corações para colagem e em seguida fazer os caules com tinta guache como se fossem mudinhas.
12. Contação da história “Meu presente”.
13. Distribuir a gravura de uma caixa de presente para ser decorada com papel picado, bolinha, tinta entre outros.
14. Contação da história “O livro das bolhas de sabão”.
15. Brincar com as crianças no pátio com bolinhas de sabão.
6 – ESTRATÉGIAS:
Contação de histórias, reconto, brincadeiras, atividades visomotoras, atividades psicomotoras, recorte, colagem, desenho...
7 – RECURSOS:
Papeis diversos, tesoura, cola, cd, DVD, giz de cera, tinta, pinceis, canetinha, bandinha, livros de histórias, bexigas, água, detergente.
8 – AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua na observação do desenvolvimento e entendimento das crianças no decorrer das atividades. Além disso, serão verificados como e quais emoções aflorarão na relação com as histórias, as atividades e brincadeiras.
9 – CULMINÂNCIA:
Fazer a doação de um livro de história para cada criança.
10 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MELO, R. A. Literatura infantil lúdica: uma importante ferramenta para a formação de leitores. Disponível em: http://plataformadoletramento.org.br/em-revista/572/literatura-infantil-ludica-uma-importante-ferramenta-para-a-formaça
o-de-leitores.html
O balão da felicidade. Coleção Margarida. Belo Horizonte: Vila Rica Editoras Reunidas, S/D.
RIBEIRO, N. O jardim de cada um. Campinas: Papirus, 2013.
AZEVEDO, A. A banda da floresta. Belo Horizonte: Editora Lê, 1996.
MONTANARI, E. Meu presente. São Paulo: DCL, 2012.
FREITAS, T. O livro das bolhas de sabão. São Paulo: Callis, 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário